Ferramentas que auxiliam o ensino de algoritmos

 

Em 15 de abril de 2008 postei um relato sobre como motivar o aluno nas disciplinas introdutórias da área de programação. O relato trata, basicamente, da utilização da linguagem Logo e o desenvolvimento de jogos na Faculdade de Tecnologia de Ourinhos (FATEC-OU) (http://engenhariasoftware.wordpress.com/2008/04/15/como-motivar-o-aluno-nas-disciplinas-introdutorias-da-area-de-programacao/). De lá para cá, vários colegas compartilharam as suas experiências e ferramentas aplicadas no ensino de algoritmos e estruturas de dados. Em virtude deste fato, tomei a liberdade de relatar neste texto aquelas que achei mais interessante (nota: algumas destas informações foram capturadas na lista sbc-l e na alg-prog-l).

 

·          Webportugol (http://www.univali.br/webportugol): Criado pela Universidade do Vale do Itajaí, essa ferramenta, como o próprio nome sugere, permite construir online programas em português estruturado ou portugol. 

 

·          Visualg (http://www.apoioinformatica.inf.br/download.htm): Criado pela “Apoio Informática Ltda – Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas”, o Visualg é um “programa para edição e interpretação de algoritmos” em português estruturado ou portugol. Possui boa documentação. Informação disponibilizada por Loiane Groner.

 

·          AMBAP – Ambiente de Aprendizado de Programação (http://www.ufal.br/tci/ambap/): Usa também o português estruturado ou portugol, como os dois anteriores. Foi desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas. Informação disponibilizada por Loiane Groner.

 

·          ASA – Ambiente de Simulação e Animação de Algoritmos (http://mybloop.com/go/rEJV0D): O ASA, também conhecido como Construtor, é um software para criar algoritmos usando fluxogramas. Desenvolvido pela equipe do SENAC, é distribuído gratuitamente junto com o livro “Lógica de Programação”, disponibilizado pelo própria Editora SENAC no Google Books. Informação disponibilizada por Loiane Groner.

 

·          G-Portugol é uma linguagem de programação estruturada, totalmente em português, derivada do que é conhecido hoje como “portugol” (uma notação muito utilizada para descrever algoritmos em português de forma livre e espontânea). Este projeto envolve o desenvolvimento da linguagem e de ferramentas relacionadas, todas disponíveis sob uma licença livre (a GPL). Informação disponibilizada por Thiago Silva.

 

·          Portugol 2.1: desenvolvido na Universidade de Tomar, ele gera o fluxograma automático, baseado no portgugol ou vice-versa (http://orion.ipt.pt/~manso/Portugol/). Informação disponibilizada por Mariangela Gomes Setti.

 

·          Projeto Alice: Ambiente de programação 3D que possibilita a criação de jogos e de animações para contar histórias http://www.alice.org/). Informação disponibilizada por Ely.

 

·          Processing: Linguagem de programação open source voltadas para pessoas que querem desenvolver animações interativas (http://processing.org/). Informação disponibilizada por Tânia.

 

·          Scratch é uma nova linguagem de programação torna fácil para você criar suas próprias histórias interativas, animações, jogos, música e arte e também compartilhar suas criações na Internet (http://scratch.mit.edu/about). Informação disponibilizada por Henrique Monteiro Cristóvão.

 

·          Jeliot – Ambiente utilizado no ensino de orientação a objetos com Java (http://cs.joensuu.fi/jeliot/index.php): O Jeliot é caracterizado como uma aplicação que possibilita visualizar como os programa em Java são interpretados. A aplicação foi criada pelo Weizmann Institute of Science – Finlândia.

 

·          Robocode é um programa pequeno desenvolvido em Java para usuários que querem aprender um pouco desta linguagem brincando. Trata-se de uma arena de combate onde blindados de guerra se enfrentam até que reste apenas um sobrevivente — ou um time. O detalhe está no controle deles: ao invés de você os manipular com teclado e mouse, você deve programá-los para combater por conta. É bem divertido e algumas pessoas que eu conheço começaram a aprender java por esse programinha (http://robocode.sourceforge.net/). Informação disponibilizada por Loiane Groner.

 

·          BlueJ: Ambiente Integrado JAVA desenvolvido para introduzir o conceito de orientação a objetos junto aos alunos (http://www.bluej.org/). Informação disponibilizada na lista sbc-l.

 

 

Todos nós sabemos que ensino de algoritmo e estrutura de dados requer uma atenção especial por parte dos professores. Existem muitos pesquisadores preocupados com este aspecto. É importante que todos tenham em mente que para se obter sucesso na área de engenharia de software em contexto nacional é necessário formamos, no mínimo, bons programadores.  Uma boa fonte de informação sobre este assunto é a lista alg-prog-l mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (www.sbc.org.br).

 

Enfim, se você têm uma experiência nesta área, por favor, compartilhe conosco.

 

José Augusto Fabri

Fundação Educacional do Município de Assis

Faculdade de Tecnologia de Ourinhos

 

 

 

About these ads

3 Responses to “Ferramentas que auxiliam o ensino de algoritmos”

  1. luiz carlos carvalho Says:

    preciso da ferramenta

  2. kalel santana Says:

    Tambem preciso da ferramenta

  3. [...] Ferramentas que auxiliam o ensino de algoritmos July 2008 2 comments 4 [...]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 39 other followers

%d bloggers like this: