A rastreabilidade dos requisitos como importante fator da garantia de qualidade

Todos nós sabemos que um dos principais itens em um plano de qualidade de software é atender de forma eficiente e eficaz as especificações do produto delineadas pelo usuário. Neste caso a qualidade passa pela concepção de um fio condutor que uni requisito e produto. É justamente neste aspecto que as empresas possuem grandes dificuldades. Elas não implementam um dos conceitos primários da engenharia de software, a rastreabilidade.

O que é rastreabilidade de requisitos?

Para responder essa questão, vamos supor que tenhamos um requisito de software modelado em um documento de caso de uso. Esse requisito irá gerar uma parte do projeto de software. Essa parte será implementada, testada e, posteriormente, implantada. A capacidade de recuperar, rapidamente, todos os artefatos (digramas, código, folha de teste, etc.) gerados a partir do referido requisito defini o termo rastreabilidade.

A rastreabilidade está, intimamente, ligada ao modelo de processo e ao próprio processo de software. A partir de um  processo definido e institucionalizado  podemos recuperar tudo aquilo que foi gerado para atender a especificação de um determinado requisito. É importante salientar que para efetuar tal recuperação, de maneira eficaz, é necessário utilizar uma ferramenta de gestão de processo de software. Já escolha do modelo se alinha com a volatilidade dos requisitos, fato este que leva a maioria das empresas a utilizar o modelo incremental ou evolucionário.

Subsidiar o mapeamento de impacto também se constitui uma das diretrizes da rastreabilidade. Vale lembrar que o referido mapeamento é uma tarefa ligada à gestão de configuração.  Parta do seguinte exemplo: Você, enquanto analista de sistema, levantou um requisito. Esse requisito sofreu vários desdobramentos (foi projetado, implementado e testado), gerando assim vários artefatos. Imagine que o cliente fez uma mudança neste requisito. Neste caso, com a rastreabilidade modelada, é possível identificar quais artefatos serão impactados diretamente.

Ao rastrear e validar os requisitos estamos nitidamente delineando questões relacionadas à qualidade do processo. Em nenhum momento podemos esquecer que o fio condutor que une os requisitos aos produtos gerados passa por questões ligadas a:

gestão de configuração;

planejamento, acompanhamento e supervisão de projetos;

gestão de requisitos.

Enfim, ao tratar estas questões delinearemos a maioria das PAs do CMMI nível 2.

Também não podemos nos esquecer da qualidade dos requisitos não funcionais, fatores como segurança, proteção, confiabilidade de recuperação, facilidade de compreensão, estabilidade, facilidade de implantação, modularidade, portabilidade e facilidade de uso devem compor todo e qualquer planejamento de qualidade.

J. A.

fabri@femanet.com.br

About these ads

5 Responses to “A rastreabilidade dos requisitos como importante fator da garantia de qualidade”

  1. Fernando Says:

    Parabéns, ótimo blog com ótimos artigos.

    Grande abraço.

  2. Ótimo post!
    Gostaria de saber como implementar a rastreabilidade numa empresa de grande porte, que passos seguir, para adequar nosso processo de gerência de requisitos a um com a rastreabilidade, tentei encontrar exemplos, mas não consegui. Enfim, como proceder…
    Estou perdendo o juizo com isso =/
    Agradeço qualquer ajuda!

  3. Thiago Ribeiro Says:

    Muito bom, texto bastante esclarecedor e bem redigido.

  4. [...] Características de uma especificação: Correta, não ambígua, completa, consistente, os requisitos devem ser ranqueados dada sua importância, os requisitos devem ser verificáveis e rastreáveis. [...]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 38 other followers

%d bloggers like this: