Desenvolvendo um workshop para levantar requisitos de software

Na engenharia de software existem várias técnicas de levantamento de requisitos. Algumas delas já foram destacadas neste blog, como é o caso do brainstorm.

Neste post vou trabalhar outra técnica, o workshop.

Em um workshop a platéia não espectadora, ela é convocada a participar vivenciando experiências que remetem ao tema em discussão. O workshop possui caráter mais prático e sua realização requer, do palestrante uma profunda abertura ao diálogo, ao envolvimento e ao confronto de idéias

Durante o levantamento de requisitos de software, participam do workshop os analistas de sistemas e os usuários chaves (aqueles de detêm o estoque do conhecimento).

O workshop é dividido em etapas, vamos a elas:

Etapa 1 – Apresentação do ambiente de trabalho

Os usuários apresentam, formalmente, a sua rotina de trabalho. Fotos do ambiente, cópias de formulários e relatórios utilizados pelos usuários devem estar contidos na apresentação. Importante: Determine um tempo para a apresentação de cada usuário.

Etapa 2 – Argüição

Esta etapa é recorrente, ela ocorre após a realização de uma apresentação. Os analistas e demais usuários apresentam sugestões de melhoria na rotina de trabalho do apresentador.

Etapa 3 – Construção do relatório.

O relatório das apresentações é construído pelos analistas de sistema. O relatório deve contemplar a rotina de trabalho de cada usuário. A escolha da técnica utilizada para a construção deste relatório é de responsabilidade da equipe de analista.

Etapa 4 – Apresentação do relatório.

O relatório construído na etapa 3 é apresentado aos usuários. Ajustes podem ser feitos no relatório. Importante: Utilize uma linguagem clara, concisa e consistente durante a apresentação, lembrando sempre que o usuário deve ter acesso a esta linguagem. O RELATÓRIO PROPORCIONARÁ A CONSTRUÇÃO DO DOCUMENTO DE REQUISITOS.

Por fim, é importante definir (em conjunto com os usuários chaves): a) datas para realização do workshop (se necessário, você pode realizá-lo vários dias); b) horário de início e de término das apresentações de cada usuário; c) o formato da apresentação e do relatório.

J. A. Fabri – fabri@utfpr.edu.br

About these ads

One Response to “Desenvolvendo um workshop para levantar requisitos de software”

  1. [...] Na engenharia de software existem várias técnicas de levantamento de requisitos. Algumas delas já foram destacadas neste blog, como é o caso do brainstorm, da entrevista e do workshop. [...]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 37 other followers

%d bloggers like this: