A etnografia como processo de levantamento de requisitos

Na engenharia de software existem várias técnicas de levantamento de requisitos. Algumas delas já foram destacadas neste blog, como é o caso do brainstorm, da entrevista e do workshop.

Neste post vou apresentar a aplicação da etnografia.

A etonografia é um método utilizado pela antropologia na coleta de dados. Ela se baseia no contato entre o antropólogo e seu objeto de estudo, geralmente um grupo social constituído formalmente.

Na engenharia de software a etnografia é caracterizada como uma técnica de observação utilizada para mapear requisitos implícitos que refletem processos reais dentro de um ambiente sistêmico. Compreender requisitos sociais e organizacionais, promover um entendimento dos aspectos culturais que regem o ambiente sistêmico direcionam os procedimentos etnográficos.

Para aplicar a referida técnica no processo de levantamento de requisitos é necessário estruturar um protocolo (conjunto de regras) etnográfico.

A estrutura do protocolo:

1 – identifique as áreas do negócio a serem observadas;

2 – identifique os usuários chaves de cada área;

3 – obtenha aprovação da gerência da empresa para aplicar a técnica e deixe clara a finalidade do estudo que será desenvolvido;

5 – insira o analista no ambiente de trabalho, importante: não identifique o analista, ele deve desempenhar algum papel (ou cargo) dentro do ambiente;

6 – o analista deve colher informações sobre o cargo que desempenha e do restante do ambiente. Manuais, procedimentos, formulários, relatórios, estatísticas sobre a execução das tarefas e exceções devem ser colecionados;

7 – o analista deve documentar as informações, utilize uma linguagem clara, concisa e consistente na documentação;

8 – consolide o estudo efetuado pelos analistas;

9 – valide as informações consolidadas.

Por fim, é importante salientar que a etnografia é uma técnica de levantamento de requisitos extremamente eficaz quando se quer descobrir como as pessoas trabalham dentro do ambiente e como elas cooperam para a execução das tarefas.

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 37 other followers

%d bloggers like this: