Rapid Application Development (RAD)

radApós publicar o post sobre aplicabilidade do modelo cascata, recebi várias mensagens sugerindo a publicação de textos sobre os demais modelos de processo.

Sugestão aceita, neste post apresento o modelo RAD.

O RAD é caracterizado como um modelo de processo seqüencial e linear que enfatiza um ciclo de desenvolvimento do projeto extremamente curto. Neste modelo os requisitos devem ser estabilizados e o projeto é fracionado (em subprojetos) e direcionado a equipes de desenvolvimento. Estas equipes utilizam uma base de componentes com o objetivo agilizar a construção do produto.

A aplicabilidade do modelo em uma empresa exige recursos humanos suficiente para todas as equipes. Clientes e desenvolvedores também devem estar comprometidos com as atividades do processo a fim de finalizar a construção do produto num prazo curto.

Importante: Aplicações que não são passíveis de modularização não acondicionam processos instanciados a partir do modelo RAD. Lembre-se também que, durante o desenvolvimento, os módulos devem ser integrados, esta integração exige que as regras de interfaces sejam bem definidas e respeitadas.

J. A. Fabri – fabri@utfpr.edu.br

About these ads

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 37 other followers

%d bloggers like this: