Novamente!!! Mais um pouco de teste de software…

No dia 23 de setembro publiquei duas experiências relacionadas à idéia de teste de software (um pouco de teste de software). Ao ter contato com as experiências o professor Ismael da Silva enviou-me um trecho de código (mais um pouco de teste de software) com as seguintes questões:

1 – Qual o problema com o referido programa?

2 – E quais as implicações deste problema em um sistema computacional?

Na primeira quinzena de outubro apresentei as questões delineadas pelo professor Ismael aos alunos FEMA e aos alunos da FATEC. Vejam só o resultado:

Na Fundação Educacional do Município de Assis: 17 alunos participaram da experiência. 25% detectaram o problema no programa.

Na Faculdade de Tecnologia de Ourinhos: 25 alunos participaram da experiência. 12% dos alunos detectaram o problema no programa.

Observação: NENHUM aluno conseguiu responder corretamente a segunda questão.

Aproveitei o feriado desta segunda (dia do funcionalismo público) e visitei uma empresa de produção de software de um amigo. Na visita resolvemos apresentar o programa a 6 desenvolvedores, somente 2 (33%) detectaram o erro.

Os números dizem tudo. Volto a repetir: A atividade de teste, assim como todas as outras, é de extrema importância para a qualidade do nosso software. É uma atividade que deve ser explorada, formalmente, desde as disciplinas introdutórias dos cursos de computação.

Infelizmente temos que concordar com alguns interlocutores do blog:

“O resultado do experimento será parecido se eu for realizá-lo na minha empresa. Tanto eu como minha empresa sentem falta de um curso de teste de software”. Comentário postado por Melissa em 23 de setembro.

“Infelizmente o tópico de testes passa batido algumas vezes ou é apresentado de forma resumida nas disciplinas de engenharia de software.” Comentário postado por André A. Vicente em 23 de setembro.

Por fim, gostaria de ressaltar que nos 3 textos abordei teste de software de maneira superficial. Aos que queiram se aprofundar no assunto recomendo a seguinte leitura:

ALDONADO, J. C.; JINO, M.; DELAMARO, M. E. Introdução ao Teste de Software. Campus. 2007.

José Augusto Fabri

4 Responses to “Novamente!!! Mais um pouco de teste de software…”

  1. “É uma atividade que deve ser explorada, formalmente, desde as disciplinas introdutórias dos cursos de computação.”

    Por que “formalmente”?

    Por que não “de forma disciplinada e divertida”?

    Metodologias ágeis fazem isso! JUnit e todos os xUnit fazem isso.
    Quando a barra fica verde, sucesso! Conseguimos passar por todos os testes! Quando a barra fica vermelha, sabemos exatemente onde está o problema.

    Insisto, não vejo necessidade de formalidade ao ensinar testes, mas sim disciplina e agilidade.

  2. José Augusto Fabri Says:

    Adolfo, acredito que a palavra formalmente não foi bem empregada. Apesar de trabalhar com o conceito de fábrica de software, também denfendo as metodologias ágeis dentro de alguns limites. O JUnit é uma boa pedida.

  3. Rafael Gaspar Says:

    Isso depende muito de como vai ser o projeto de Software. Concordo com a palavra formalmente. Mesmos as metodologias ágeis não abrangem todos os testes necessários. É muito importante ter uma equipe de testes que trabalhe junto com a equipe de desenvolvimento (em paralelo), utilizando modelos “V”.

    São nítidas as vantagens de que uma área de teste pode oferecer numa fabrica de software ou numa empresa que faz seu próprio software, mesmo utilizando “n” tipos de metodologias.

    JUnit é uma boa prática, mas vamos pensar na malha de testes.

  4. Muito bons os posts sobre teste de software. Estamos tentando incultir na mentalidade dos desenvolvedores da nossa empresa a importância dos testes. Com certeza vou utilizar esse método (desenvolvendo e testando) na palestra sobre “Testes para desenvolvedores” que vamos dar em fevereiro. Parabéns pelo blog!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: