Utilizando tomates no planejamento de seu tempo

Nesta semana um gerente de projeto de software me fez a seguinte pergunta: Você conhece alguma técnica eficaz que possa ser aplicada ao planejamento temporal de um projeto de software?

Sim, utilize tomate no seu planejamento.

Segundo Chris Sims (tradução de Marcelo Andrade),  a técnica Pomodoro (tomate em italiano) é caracterizada como uma abordagem pessoal para o planejamento temporal de suas atividades. Esta técnica começou a ser desenvolvida por Francesco Cirillo no início da década de 1980. Cirillo buscava a melhora da qualidade de seu tempo de estudo, focando sempre em eliminar as distrações e as interrupções que desviam sua atenção.

Cirillo fez uma aposta com ele mesmo, conseguir estudar durante 10 minutos sem qualquer tipo de distração ou interrupção. A marcação desse tempo foi feita com um timer de cozinha no formato de um tomate.

A técnica evoluiu até 1992 e atualmente propõe a divisão de nosso tempo de trabalho em sessões de 25 minutos, cada sessão recebe o nome de Pomodoro. Após os 25 minutos é necessário fazer uma pequena pausa. Ao final de 3 sessões consecutivas fazemos uma pausa maior.

A Pomodoro inclui um simples planejamento laboral, ou seja, no começo de seu dia uma lista de tarefas é criada. Para cada tarefa estima-se o número de Pomodoros necessário para execução. Tarefas que utilizam mais de 7 Pomodoros devem ser divididas. Tarefas com tempo de execução inferior a um Pomodoro devem ser agrupadas. As interrupções ocorridas durante o Pomodoro são colocadas em uma fila. Essa fila é tratada quando o Pomodoro terminar. Nas ocasiões em que a interrupção não pode ser inserida na fila, o Pomodoro é parado e invalidado. Francesco costuma dizer, o próximo Pomodoro sempre superará as suas expectativas.

A referida técnica vem atraindo a atenção de vários gerentes de projetos e da comunidade ágil. Várias equipes de desenvolvimento de software vêm aplicando-a com um sucesso.

Para maiores informações Francesco Cirillo disponibiliza um livro para download.

J. A. Fabri

fabri@femanet.com.br

One Response to “Utilizando tomates no planejamento de seu tempo”

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: