Um avião no processo interativo para levantamento de requisitos: Resultados

No texto anterior apresentei a dinâmica do avião para materializar os conceitos de interatividade durante a atividade de levantamento de requisitos. A idéia foi aplicada junto aos alunos da UTFPr campus de Cornélio Procópio. Neste post apresento os resultados da experiência.

1 – Os alunos perceberam que a interatividade total ajuda muito durante a execução da atividade levantamento de requisitos.

2 – Quando existe uma interação direta entre usuário e analista de sistema há um ganho expressivo de produtividade. Percebemos que as duplas do grupo A utilizaram um tempo menor na construção do avião quando comparadas com as duplas dos grupos B e C.

3 – Todos conseguiram entregar o produto, fato interessante que dificilmente acontece.

Algumas colocações por parte dos alunos chamaram a atenção:

a) Professor o manual estava um pouco confuso, quando participamos da atividade de levantamento de requisitos as informações também são confusas?

b) Eu enquanto ledor sabia exatamente o que era para fazer, porém não conseguia passar as informações para o construtor do avião, o fato de não poder tocar no produto a ser construído dificultou e muito.

c) Tive um trabalho imenso para explicar como dobrar o papel ao meu “analista de sistemas”, depois de um grande esforço conseguimos gerar o produto.

d) Professor, dentro deste contexto como fica a questão do offshore/outsourcing?

Para encerrar a aula apresentei aos alunos uma das premissas básicas dos processos instanciados a partir do modelo evolucionário, o feedback constante.

Obs: As questões delineadas pelos alunos (a e d) foram discutidas na sala, compartilharei a minha posição sobre elas com os interlocutores deste blog nos próximos posts.

Abraço

J. A. Fabri

fabri@utfpr.edu.br

4 Responses to “Um avião no processo interativo para levantamento de requisitos: Resultados”

  1. Hahahaha. Quanto ao item 3 dos resultados apresentados aqui, realmente é difícil isso acontecer (todos entregarem o projeto).
    Lembro-me que na nossa experiência (confecção de um boneco, 5º BCC FEMA) somente metade dos grupos entregaram o boneco completo, sendo que nenhum estava perfeito!
    Com certeza o manual também estava um pouco confuso, pois nem sempre conseguimos interpretar corretamente as palavras do autor.
    Mas na minha opinião, foi uma boa experiência para os alunos: descontraída, produtiva e marcante, pois com certeza nunca esqueceremos esta aula (nem a aula da pipa!). kkkkk
    Valeu! o/

  2. Boa tarde professor!
    Apesar de ter participado do grupo A onde a interatividade entre as partes era total, realmente não encontramos dificuldades em entregar o projeto pronto no tempo determino com uma qualidade no produto final bem aceitável, apesar do manual estar bem simplificado, essa dinâmica ira servir claramente para o nosso dia-a-dia. Grande abraço e sucesso.

  3. […] Para gerar o documento de escopo é necessário percorrer, de forma interativa, a atividade de levantamento de requisitos do processo de software. Para definir o conceito de interação no processo de levantamento de requisitos trabalhei a boa e velha dinâmica do avião (materializada nestes dois posts [1   2]). […]

  4. […] dos requisitos – é somente por meio de um contato constante com o cliente (veja os posts: 1, 2, 3 que reportam a importância do contato com o cliente) e com o ambiente sistêmico é que a […]

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