Um avião no processo interativo para levantamento de requisitos

Estou prestes a iniciar uma aula de levantamento de requisitos de software aqui na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A aula tem como objetivo destacar a importância da interatividade entre o analista de sistema e a pessoa que irá utilizar o software.

Para atingir o referido objetivo construí 13 aviões (foto).

Elaborei o manual de construção do avião.

Irei separar a turma de 26 alunos em duplas.

Cada dupla recebe um avião pronto.

Todas as duplas têm acesso ao manual de construção do avião.

O objetivo é entregar um avião igualzinho no final da aula.

A interação entre as duplas irá variar:

a)       Interatividade total: os integrantes das duplas podem tocar o objeto de construção sem restrição, ambos têm acesso ao manual e a troca de informações entre eles é constante.

b)       Interatividade parcial 1:  somente um integrante da dupla pode tocar o modelo (foto), este ficará com a responsabilidade de construir o avião, o segundo tem o direito de emitir informações, é vedado ao primeiro questionar algo e ter acesso ao manual.

c)        Interatividade parcial 2: somente um integrante da dupla pode tocar o modelo (foto), juntamente com o manual, o segundo integrante ficará com a responsabilidade de construir o avião. É vedado ao construtor ter acesso ao modelo (foto) e ao manual. O segundo integrante irá construir o avião, somente, com base nas informações delineadas pelo primeiro. Ambos ficam de costas um para o outro.

Vamos ver o que acontece no final?

 Abraços

J. A. Fabri

fabri@utfpr.edu.br

4 Responses to “Um avião no processo interativo para levantamento de requisitos”

  1. Ham, ham, ham, eu era do grupo 3 e consegui fazer certinho!

    =D

  2. Muito interessante esta técnica, Guto! Me lembro de tê-la utilizada conosco (5º BCC) em uma das aulas, porém no lugar de aviões eram bonecos, homenzinhos (que particularmente deram trabalho).
    hahaha

    Espero lembrar disso caso algum dia eu me torne professor, pois tudo que se aprende “na prática”, se aprende mais rápido. Claro que ao fazer um aviãozinho, cara não está aprendendo realmente a levantar requisitos… Mas se ele for um pouco crescidinho ele percebe a mensagem. hehe

    Abraço.

  3. […] de requisitos trabalhei a boa e velha dinâmica do avião (materializada nestes dois posts [1   […]

  4. […] dos requisitos – é somente por meio de um contato constante com o cliente (veja os posts: 1, 2, 3 que reportam a importância do contato com o cliente) e com o ambiente sistêmico é que a […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: