Qual o perfil do profissional de um gerente TI?

Essa foi à pergunta da semana.

Bem, vamos direto ao assunto.

Atualmente os gestores de TI das grandes empresas possuem uma formação diferenciada, eles buscaram uma sólida formação nas esferas tecnológica e de gestão de produção. Algo que nenhum curso de graduação consegue oferecer. O gerente de TI localiza-se no quadro grafado em vermelho.

Os cursos superiores tecnologias, bacharelados e engenharia da computação formam profissionais com base tecnológica (quadro grafado em branco), já os cursos de administração e gestão da produção formam profissionais com a alta capacidade de gestão (quadro grafado em preto).

Quer ser um grande gerente de TI?

Adquira know-how na sua área de formação.

Exerça cargos operacionais.

Busque uma formação complementar de qualidade na área de tecnologia ou gestão da produção.

Busque o quadro vermelho.

Faça da diferença para se tornar um gestor.

Abraços

J. A. Fabri

fabri@utfpr.edu.br

One Response to “Qual o perfil do profissional de um gerente TI?”

  1. Eis aqui que aparece o grande problema da formacao do CAPITAL HUMANO. Resulta muito difícil fazer que um “louro” velho aprenda a falar coisas novas. A capacidade de aprendizagem se ve muito diminuida ao longo do desenvolvimento da carreira, esa capacidade nao é permanente, dependendo de fatores, físicos, mentais; e até, espirituais. Muitas coisas vao acontecendo até um profissional conseguir atingir um cargo gerencial, quicá aos 30 ou 35 anos. Algumas empresas multinacionais no Brasil adotaram a pratica de desenvolver carrieras em “Y”. O que é isto?; poie bem, quem quiser ser gerente é preparado e formado para tal; quem quiser ser especialista é preparado e formado nesse sentido (mas nunca será gerente). Ambas carreiras sao altamente remuneradas, só que a carreira de gerencia implica trato e lideranca de grupos de pessoas, para o qual nem todos estamos preparados. Uns tem mais facilidade, do que outros.
    A decissao está sempre na mao do profissional, que debe ter um alto nivel de auto-conhecimento; dado que uma decissao errada produz danos permanentes nas empresas e nas carreiras. Lembremos, nem todos estamos preparados para ser gerentes; que implica ser a sintese e resolucao da conflictividade, que nos rodeia no dia a dia do trabalho.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: