Como saber se um projeto de software atingiu os resultados e de que forma ele influenciou o portfólio da organização

O sucesso de um projeto de software representa muito mais que o cumprimento dos prazos e dos orçamentos estabelecidos para e entrega de produtos conformes as especificações delineadas em seu escopo. Estas duas métricas são utilizadas pela maioria das empresas e organizações (neste item incluo a universidades) para delimitar o sucesso ou não de um projeto. Em hipótese alguma devemos desprezá-las, porém são poucas as organizações que incluem a terceira métrica: o impacto do projeto dentro do portfólio. Este impacto está ligado a (o):

Satisfação do cliente externo.

Não basta cumprir os prazos e as especificações estabelecidas, é necessário que as expectativas de seu cliente (aquele que financia o projeto) sejam alcançadas. O cliente, além de solucionar um problema (ou otimizar a situação) com o desenvolvimento do software, deve agregar conhecimento com a execução de todo o projeto. Perguntas cruciais podem ser utilizadas para delimitar qualitativamente esta métrica. O que você cliente aprendeu com a execução deste projeto? Esse conhecimento gerado será aplicado em sua organização?

Satisfação do cliente interno.

Não basta salário. A aprendizagem técnica e científica também são caracterizadas como medidas de satisfação. As perguntas a serem delimitadas para esta métrica são as seguintes: O que a equipe aprendeu com a execução deste projeto? Como esse conhecimento será aplicado nos projetos futuros?  O aprendizado gerou valor agregado no portfólio dos colaboradores internos? Importante: Lembre-se que o portfólio dos colaboradores está intimamente ligado ao portfólio da organização executora do projeto.

Valor agregado que o produto gerou dentro do portfólio.

O projeto que acabou de ser executado irá agregar valor aos demais produtos presente no portfólio organizacional? Quais são esses valores? Em quais pontos os produtos anteriores sofreram melhoria? Veja o seguinte exemplo: Vamos supor que estou desenvolvendo o projeto P. Durante o desenvolvimento de P melhoro substancialmente um componente (produto) que é utilizado por outros 10 produtos. Neste caso P agregou valor para eles.

Todas as métricas qualitativas (acima delineadas) quando unidas as quantitativas formam uma sigla muito utilizada em um bom projeto, o ROI.

Abraços

J. A.

fabri@utfpr.edu.br

O sucesso de um projeto de software representa muito mais que o cumprimento dos prazos e dos orçamentos estabelecidos para e entrega de produtos conformes as especificações delineadas em seu escopo. Estas duas métricas são utilizadas pela maioria das empresas e organizações (neste item incluo a universidades) para delimitar o sucesso ou não de um projeto. Em hipótese alguma devemos desprezá-las, porém são poucas as organizações que incluem a terceira métrica: o impacto do projeto dentro do portfólio. Dentre desta é possível incluir:

A satisfação do cliente externo.

Não basta cumprir os prazos e as especificações estabelecidas, é necessário que as expectativas de seu cliente (aquele que financia o projeto) sejam alcançadas. O cliente, além de solucionar um problema (ou otimizar a situação) com o desenvolvimento do software, deve agregar conhecimento com a execução de todo o projeto. Perguntas cruciais podem ser utilizadas para delimitar qualitativamente esta métrica. O que você cliente aprendeu com a execução deste projeto? Esse conhecimento gerado será aplicado em sua organização?

A satisfação do cliente interno.

Não basta salário. A satisfação e a aprendizagem técnica e científica também são caracterizadas como medidas de satisfação. As perguntas a serem delimitadas para esta métrica são as seguintes: O que a equipe aprendeu com a execução deste projeto? Como esse conhecimento será aplicado nos projetos futuros?  O aprendizado gerou valor agregado no portfólio dos colaboradores internos? Importante: Lembre-se que o portfólio dos colaboradores está intimamente ligado ao portfólio da organização executora do projeto.

Valor agregado que o produto gerou dentro do portfólio.

O projeto que acabou de ser executado irá agregar valor aos demais produtos presente no portfólio organizacional? Quais são esses valores? Em quais pontos os produtos anteriores sofreram melhoria? Veja o seguinte exemplo: Vamos supor que estou desenvolvendo o projeto P. Durante o desenvolvimento de P melhoro substancialmente um componente (produto) que é utilizado por outros 10 projetos. Neste caso P agregou valor para eles.

Todas as métricas qualitativas (acima delineadas) quando unidas as quantitativas formam uma sigla muito utilizada atualmente, o ROI.

Abraços

J. A.

fabri@femanet.com.br

One Response to “Como saber se um projeto de software atingiu os resultados e de que forma ele influenciou o portfólio da organização”

  1. Hector Rodriguez Says:

    O planteamento realizado é muito pertinente, dado que o famoso tripé de custo, prazo e escopo ja foi fartamente enriquecido por outros indicadores. Muitos deles vao alem do meramente económico (ROI / NPV). Hoje nos projetos de software sao considerados elementos de EFICACIA (ROI/NVP), EFICIENCIA (RH formado, Licoes aprendidas, Novas capacidades instaladas, produtos adicionais aos comprometidos, entre outros) e EFETIVIDADE (impacto/respoponsabilidade social: inclusao, meio ambiente, equidade, imagem corporativa).
    A área de TIC das empresas nao pode continuar alheio a todas as consecuencias geradas pelos investimentos realizados em ela. De fato, como nunca antes as empresas privadas comecaram a utilizar ferramentas de deseño de projetos, que sao proprios de projetos sociais; tais como o MARCO LÓGICO. Isto implica uma comprenssao mais ampla das TICs dentro das empresas e no ámbito aonde elas se desenvolvem.

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