Aplicação diferenciada da UML na Modelagem de Negócio

 

caso de uso

caso de uso

A UML pode, perfeitamente, ser aplicada na atividade de modelagem de negócio de um projeto de software. Porém, a maioria dos projetos que contempla a atividade em questão não utiliza todos os recursos da referida linguagem. O mercado e a própria literatura direcionam somente a aplicação de casos de uso quando se trata de Business Modeling. Este post vai de encontro a esta visão, direcionando que é possível utilizar um número maior recursos UML na materialização do modelo de negócios.

Para iniciar nossa discussão gostaria que todos analisassem o caso de uso “Matricular Alunos”.

Percebam que o caso de uso agrega 3 atores: “Aluno” (ator que inicia o processo), “Tesouraria” e “Secretaria Acadêmica”. O caso de uso encapsula uma cena (ou uma das formas de uso do sistema); é importante descrever (textualmente ou graficamente) a cena de forma completa.  Na maioria dos projetos de software a descrição é feita textualmente. Eu, particularmente, prefiro utilizar a descrição gráfica, e para isto gero aquilo que chamo de Business Modeling Sequence Diagram (BMSD) – vide figura abaixo.

 

Diagrama de Sequencia

Diagrama de Sequencia

Perceba que o BMSD possui 4 objetos de negócios, 3 deles estereotipados como ator, todos os objetos foram instanciados de suas respectivas classes (vide o Business Modeling Classe Diagram (BMCD) na figura abaixo). Perceba que a troca de mensagens entre os objetos foram caracterizados como métodos no modelo das classes. Estes fatos garantem a consistência de toda modelagem.

 

Diagrama de Classes

Diagrama de Classes

Ressalto que somente algumas classes do modelo de negócio serão persistidas na arquitetura do software ou no projeto do banco, outras classes não, porém o papel destas não é menos importante quando comparado às primeiras, elas são imprescindíveis para a realização do caso de uso de negócio.

A aplicação coerente dos diagramas na materialização do modelo de negócio é de extrema importância em qualquer projeto de software.

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

2 Responses to “Aplicação diferenciada da UML na Modelagem de Negócio”

  1. Cara.. sinceramente nao entendi nada!
    To começando a facul e queria me tornar um bom programador e eng de soft. mas por enquanto nao to entendendo nada que tenha a ver com uml, padronizaçao de codigos frames.. é tudo sopa de letras!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: