Survey: Aplicação de mapas mentais na especificação de funcionalidades em um projeto de software

Caros interlocutores do blog.

Estou orientando um trabalho de conclusão de curso que verifica a aplicabilidade dos mapas mentais na especificação de funcionalidades em um projeto de software.

A idéia de mapas mentais foi proposta por Tony Buzan em 1942. Na época, o objetivo de Tony, era organizar suas atividades acadêmicas, nas quais essas utilizavam uma metodologia tradicional de anotações. Nosso personagem passou a utilizar cores diferentes em suas anotações e percebeu uma melhora significativa. Observando a literatura descobriu que os gregos já usavam uma técnica de memorização baseado na imaginação e na associação, posteriormente Buzan descobriu que Leonardo da Vince também era adepto da mesma técnica. Leo utilizava imagens, código e traços para ligar a suas idéias. De posse das prerrogativas implementadas por da Vince, Buzan formalizou a idéia dos mapas mentais.

Você pode colaborar com o desenvolvimento deste trabalho respondendo a pesquisa abaixo. Para isto você deve analisar o mapa mental (click na figura para visualizá-la) e o diagrama de entidade e relacionamento (click na figura para visualizá-la). Efetuada a análise click no link survey e responda as questões. O tempo de resposta varia entre 1 e 2 minutos.

Agradeço de antemão a ajuda no desenvolvimento deste trabalho.

Click survey para participar de nossa pesquisa.

Atenciosamente.

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

4 Responses to “Survey: Aplicação de mapas mentais na especificação de funcionalidades em um projeto de software”

  1. Depois por favor, disponibilize também o resultado do seu trabalho :-)

    Obrigado.

  2. Na minha opinião não há como comparar mapa mental com diagrama ER. Diagrama ER especifica como são armazenados os dados em um bd relacional, não há como implementar software OO a partir disso. Se fosse persistir dados em um banco NOSQL não teria valor algum.

    O mapa mental é bem mais flexível e valeria mais a pena compará-lo com casos de uso já que o objetivo é especificação de software.

  3. João Ribeiro Says:

    Mapas mentais são realmente fantásticos. É perfeitamente possivel desenvolvimento de SW utilizando-os. A magia está em utilizar palavras chaves. Mas se sentir necessidade de colocar frases explicativas no mapa, essa é a hora de criar um mapa complementar. Sem as palavras chaves os mapas perdem sua essência. Belissimo tópico.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: