A expansão da idéia da residência em software

Em 13 de maio de 2008 publiquei um texto sobre a idéia de residência em software. Na época existiam alguns programas que implementavam a referida idéia.

  • Programa de residência do Bank of New York Mellon;
  • Programa de residência da Universidade Federal da Bahia;
  • Programa de Residência em Desenvolvimento de Software PUC;
  • Residência em Teste de Software do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco.

O texto na íntegra pode ser encontrado neste link.

De lá para cá pude participar de diversos programas de residência (direta ou indiretamente), tanto em empresas quanto em universidades, destaco os:

Proposta de Residência em um curso de pós-graduação – FATEC Ourinhos.

Programa de Residência em Software da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA. Participação esta ocorreu de forma indireta, visto que os idealizadores deste programa participaram da implementação da residência na FATEC-Ourinhos (programa este idealizado pelo autor deste post).

Atualmente, trabalho com a idéia da residência na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e em breve divulgarei, via blog, o resultado de minhas pesquisas.

No mês de julho fiz um levantamento sobre os programas de residência em software espalhados pelo país, vejam só encontrei vários.

Programa de Residência em Software com Foco em Governo Eletrônico.

Proponente: Universidade Federal da Bahia, Departamento de Ciência da Computação, Centro de Processamento de Dados, DELL Brasil.

Foco: Alunos do ultimo ano, recém formados.

Objetivo: Promover formação teórica e orientação para desenvolvimento de atividades de pesquisa em tópicos avançados relacionados ao tema de Governo Eletrônico.

Implementação: 15 estudantes participaram, 8 se caracterizaram como residentes. Durante o programa os Residentes desenvolveram uma monografia ligada algum tópico de pesquisa visto durante o programa. Disciplinas delineadas durante o programa de residência: Governo Eletrônico (carga horária: 20 horas); Engenharia de Software para Aplicações Web (30 horas); Arquiteturas para o Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas (30 horas); Integração de Aplicações Distribuídas                (20 horas); Computação Móvel                (20 horas); Gestão do Conhecimento, Ontologias e Web Semântica (20 horas). Análise e Modelagem de Processos I (30 horas). Análise e Modelagem de Processos II (30 horas), totalizando 200 horas.

Programa de Residência em Software da FUCAPI.

Proponente: Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – Manaus – AM.

Foco: formar especialistas em Arquitetura, Gerência de Configuração, Análise de Negócios e Testes.

Objetivo: Melhoria e aumento na formação de mão de obra na região norte do país.

Implementação: Projeto Financiado pelo CNPq, desenvolvido dentro de uma fábrica de software internalizada na fundação. O valor da bolsa para o residente gira em torno de R$ 1000,00. O programa se divide em duas fases:  1 – Formação teórica; 2 – Formação prática. Na fase 1 os residentes participam de cursos teóricos modulares, totalizando uma carga horária de 578 horas, com disciplinas Relacionadas a: Tecnologias Java,  Banco de Dados, Análise, Arquitetura, Teste e Qualidade de Software e Gerência de Projetos de Software. Na 2 será iniciado o módulo de vivência prática onde os residentes serão inseridos diretamente nas atividades de desenvolvimento de software do FASOFT/FUCAPI. A vivência prática se dará em três etapas: Primeira: Identificação do perfil dos residentes e distribuição destes em grupos de acordo com a linha de formação específica dos orientadores da FASOFT/FUCAPI. Segunda: compreende um período de dois meses de simples observação e acompanhamento das atividades executadas pelos analistas, arquitetos e desenvolvedores seniores participantes desta proposta. Terceira: Execução das atividades práticas de desenvolvimento acompanhadas pelos orientadores da FASOFT/FUCAPI com duração de seis meses.

Programa de Residência Alcatel-Lucent/CESAR

Proponente: Programa de Residência Alcatel-Lucent e Centro de Estudos e Sistemas Avançados de Recife.

Foco na solução dos Laboratórios Genesys, controlada pelo grupo Alcatel-Lucent. A Genesys atua em áreas como análise de dados e desenvolvimento para produção de relatórios, programação de Unidade de Resposta Audível (URA), desenvolvimento de estratégias e roteamento para encaminhamento de chamadas e integrações com as plataformas de contact center do cliente, além de soluções para centrais de atendimento.

Objetivo: Captação de mão de obra qualificada.

Implementação: O programa admite somente profissionais formados com mais de 3 anos de experiência ou mestres. Residentes geralmente são Bolsistas. Durante a execução do projeto, residentes serão acompanhados por tutores e inseridos no ambiente profissional do CESAR. A plataforma habilita o profissional a prestar serviços ou potencialmente ser contratado pela Alcatel-Lucent e seus parceiros, tanto no Brasil quanto no exterior.

Programa de Residência em Software da B2ML

Proponente: B2ML, Universidade Federal de Itajubá e CNPq

Foco: Desenvolvimento de Software.

Objetivo: capacitar mão-de-obra especializada em desenvolvimento de software web-based.

Implementação: Os residentes possuem Bolsa de R$1045,89, participam de um curso de Especialização em Engenharia WEB e trabalham junto em um projeto na B2ML.

Enfim, existem diversas outras iniciativas que não foram apresentadas diretamente aqui, entre elas destaco os programas da Unochapecó, da UFMG e da UFPR.

Se você conhece mais algum programa, por favor, registre em seus comentários.

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: