Adaptando as necessidades de Maslow na relação entre consumidor e empresa

pirâmide de maslow

Pessoal, neste texto adapto as 5 necessidades de Maslow na relação entre um consumidor e uma empresa. Vale a pena confeir.

Abraham Maslow defende que existe um conjunto com cinco necessidades que um ser humano necessita sanear.  Fisiológicas: fome, sono, sede e abrigo. Segurança: física e econômicas, por exemplo: conseguir um emprego estável. Sociais: pertencer a um determinado grupo de pessoas ou ser associado de um determinado clube. Estima: reconhecimento de nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos semelhantes em face à capacidade laboral que desempenhamos. Auto-realização: O ser humano sente a necessidade de progredir rumo à realização plena de seu potencial. Neste caso existe a necessidade que o seu trabalho esteja à altura de seus talentos e habilidades.

A adaptação:

1 – Relação fisiológica: Empresa e consumidor não possuem um forte comprometimento, o consumidor mantém a relação pura e simplesmente por falta de opção. A inexistência de empresas concorrentes alicerça a relação fisiológica. Se sua relação com o consumidor encontra-se neste patamar, mexa-se, pois em breve a concorrência aparecerá e seu relacionamento apodrecerá.

2 – Relação de segurança. A relação entre empresa e consumidor ultrapassou o âmbito fisiológico, a concorrência é pequena e o produto ou serviços prestados pela sua empresa ainda possuem credibilidade junto ao mercado. Neste relacionamento o tempo ainda joga a seu favor. Sua empresa se posiciona, erroneamente, em uma zona de conforto, se esforce para atingir o próximo nível – SAIA DA ZONA DE CONFORTO.

3 – Relação de sociabilidade: Neste tipo de relação o consumidor não identifica mais o produto e sim a marca, é o que acontece com o Bombril, você conhece alguém que compra esponja de aço? Neste caso a sua marca é bastante sólida junto ao consumidor, a relação é duradora e a socialização do produto foi massificada junto ao mercado. Porém ninguém se auto-realiza utilizando a esponja de aço.

4 – Relação de reconhecimento: Esta relação é baseada na inovação que sua empresa proporciona aos consumidores, lembrando ainda que sua marca ultrapassou a relação de sociabilidade. Neste âmbito podemos aplicar a seguinte equação: Reconhecimento = sociabilidade + inovação. É como ter um iPhone da Samsung.

5 – Relação de auto-realização: Os produtos ou serviços proporcionam o crescimento profissional e potencializam os consumidores. Aspectos ligados a inovação, sociabilidade foram ultrapassados a um bom tempo. A empresa quebra paradigmas de consumo, a invenção e a criatividade movem os pilares desta relação.

Em que nível sua empresa se encontra?

Fabri – fabri@utfpr.edu.br

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