A complexidade de uma função não tão alta assim

Durante as aulas de gestão de projeto de software que ministro para os alunos do sexto semestre, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, fui questionado sobre o aumento de complexidade de uma entrada externa e sua classificação dada a teoria de pontos por função.

Questão: Professor perceba que a matriz que caracteriza a complexidade de uma entrada externa mapeia como alta somente entradas que manipulam 2 tabelas e 15 campos (ou mais) e 3 tabelas (ou mais) e 5 campos (ou mais) – destaque em vermelho na matriz (figura). Uma entrada externa que manipula 5 ou 10 tabelas não teria que possuir uma complexidade maior ainda?

Resposta: Não. Quantas vezes você, trabalhando como estagiário (programador) em uma empresa de software, implementou uma SQL ou algum programa (funcionalidade de um determinado software) que manipulou mais que três tabelas?

Resposta do aluno: Neste último ano não me lembro de ter implementado algo assim.

Conclusão: a matriz que caracteriza a complexidade de uma entrada externa adere plenamente à teoria de normalização e desempenho da área de banco de dados. Se você tiver que implementar funcionalidades que manipulam um número muito grande de tabelas, a estrutura do projeto físico do software ou do banco tem algum problema.

Abraços.

Fabri – fabri@utfpr.edu.br

3 Responses to “A complexidade de uma função não tão alta assim”

  1. Caso esteja sendo feito um relatório ou BI, é normal utilizar mais de 10 tabelas. Relatórios se enquadram nessa matriz?

    • José Augusto Fabri Says:

      Bruno,
      O relatóri se enquadra sim… Agora cabe a pergunta: Quantos relatórios com mais de 10 tabelas fazemos? Quantos software implementam o conceito de BI, comparando com o padrão normal de desenvolvimento?

  2. que resenha farias neste texto

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: