Iteração de projeto ou de produto?

A iteração é uma fatia de tempo definida dentro do projeto em que a equipe de desenvolvimento entrega uma versão estável e executável do produto (em nosso caso – um software). Além da entrega da versão, a iteração prevê também que a equipe disponibilize toda a documentação de apoio, scripts de instalação ou similares, necessários para usar a referida versão. É importante salientar que o executável é demonstrável, permitindo que a equipe apresente o real progresso do projeto aos stakeholders. O objetivo da iteração é obter críticas sobre o trabalho de modo que se possa melhorar compreensão do que necessita ser feito durante a execução (do restante) do projeto. Saliento que a iteração é construída com base nos resultados da iteração precedente, e reflete a um incremento de produto. As iterações possuem um marco definido no cronograma.

Eu, particularmente, classifico uma iteração em 2 tipos.

  • Iteração de projeto (ou pré-iteração): momento em que a equipe de desenvolvimento se reúne para verificar se os artefatos gerados durante a execução do projeto estão consistentes. Por exemplo: a) os pacotes de trabalho estabelecidos na EAP estão elencados no cronograma. b) o processo para a produção foi contemplado durante o desenvolvimento dos artefatos. c) o tempo estabelecido (previsto) para o desenvolvimento do trabalho foi respeitado. d) é necessário (re)planejar alguma fase do projeto. A iteração de projeto tem como objetivo estabilizar (parcialmente ou totalmente) um conjunto de artefatos. Perceba que este tipo de iteração não prevê necessariamente a entrega de um produto executável e sim artefatos que demonstre o progresso da equipe para os stakeholders.
  • Iteração de produto: Este tipo de iteração prevê a entrega de um produto executável, juntamente com todos os artefatos de projeto gerados durante a execução do processo. O produto entregue é estável e utilizável, neste caso ele deve gerar (ou aumentar) o valor agregado para o cliente.

Quando utilizar a iteração de projeto e quando utilizar a iteração de produto?

A de projeto pode ser utilizada pela equipe de desenvolvimento para verificar se o projeto está caminhando como o planejado. É interessante que este tipo de iteração seja sistematizada a aconteça com certa freqüência.

A de produto deve ser utilizada quando novas versões executáveis do produto são estabilizadas. Ela pode acontecer em uma freqüência menor se comparada com a primeira. Importante: Este tipo de iteração também deve ser sistematizada e demarcada no cronograma de execução do projeto.

Para finalizar, questiono: Como desenvolver uma boa iteração (de projeto ou de produto)?

Abraços

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

One Response to “Iteração de projeto ou de produto?”

  1. […] Engenharia de Software Este blog tem como meta apresentar algumas discussões e opiniões relacionadas a engenharia de software. « Iteração de projeto ou de produto? […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: