Alguns fatores provocam erros nas estimativas em um projeto de software

No post anterior defendi a ideia que as estimativas para projetos pequenos (ou menos complexos) tendem a acarretar um menor erro em relação da definição de tempo. Esta prerrogativa é inversa quando os projetos possuem uma complexidade maior.

Terminei o post com a seguinte questão:

Por que isto ocorre?

Neste texto enumero alguns fatores que podem mapear uma resposta.

1 – Os requisitos em projetos menores são mais estáveis, as mudanças provocadas pelo ambiente (novas necessidade do usuário, atendimento aos novos aspectos legais) não são freqüentes.

2 – Os projetos maiores e mais complexos demandam um tempo de desenvolvimento considerável, quando comparados a projetos menores. Com um mercado aquecido e a elasticidade temporal delineada dada as características deste tipo de projeto, o turnover pode ser caracterizado como um delimitador na gestão do cronograma.

3 – Projetos maiores exigem um maior entendimento do domínio sistêmico que contextualiza a aplicação (ou software). Mergulhar profundamente neste domínio requer dedicação e uma boa carga de estudo. Estes aspectos não delineados na composição temporal para execução de um projeto.

4 – Projetos com um maior número de requisitos requerem a aplicação de modelos de processos caracterizados na filosofia evolucionária ou incremental. Estes modelos não proporcionam ao analista de sistema um mapeamento do ambiente sistêmico e das características do produto nas fases iniciais do projeto. Os consumidores de software exigem que custo e prazo sejam mapeados nos momentos iniciais do desenvolvimento do produto. A ausência de informações sistêmicas nestes momentos provê estimativas de tempo e custo irreais.

Aproveite a oportunidade e complete os itens enumerados.

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: