Como aplicar o Kanban na Gestão de Projetos de Software

kanbanQuadroExiste uma forma rápida e simples de se implementar os princípios de gestão de projetos em uma empresa de produção de software?

Sim, uma alternativa é aplicar o Kanban.

Kanban é uma palavra de origem japonesa que significa placa ou registro. O Kanban permite agilizar a produção de componentes de software. Originário na indústria automobilística, os Kanbans físicos (cartões – ou post-it) se movimentam ou transitam entre as atividades de um processo de produção, permitindo uma gestão eficaz de um projeto – Esta forma gestão foi conhecida como Sistema Toyota de Produção.

A implementação do Kanban em equipes de produção de software é dividida em duas etapas: 1 treinamento e 2 implantação.

1 Treinamento

a) Divida a sua equipe de produção de software em grupos de 3 desenvolvedores. Por exemplo, se sua equipe possui 15 colaboradores você terá 5 grupos. Cada grupo deve desenvolver 4 aviõezinhos de papel, 2 barquinhos (vide foto dos aviões abaixo). Perceba que termos 6 componentes a serem desenvolvidos. Importante: é permitido as equipes consultar uma réplica dos aviõezinhos e dos barquinhos.

kanbanAviaoBarco

b) Antes de iniciar o desenvolvimento cada grupo deve preencher um post-it com as seguintes informações:

  • Nome do componente a ser desenvolvido (aviãozinho A ou B – barquinho).
  • Data de Início.
  • Tempo (em minutos) estimado para o desenvolvimento.
  • Responsáveis pelo desenvolvimento (lembrando que o componente pode ser desenvolvido por 1, 2 ou pelos 3 integrantes do grupo).

c) Cada post-it deve ser afixado no quadro Kanban, geralmente, o quadro é dividido 3 fases: to do (para fazer), doing (fazendo), done (feito). Todos os grupos devem afixar os post-it no to do – vide figura abaixo. Utilize um quadro negro para construir o Kanban, isso facilitará a interação da sua equipe com os princípios básicos da gestão.

kanbanQuadroInicial

d) Inicie a produção dos componentes – neste caso os post-it são movimentados (pelos responsáveis) para a fase doing – vide figura abaixo.

kanbanQuadroMovimentacao

e) Terminado a produção dos componentes, os post-it são movimentados, novamente, para a fase done. Além de movimentar os post-it os responsáveis pela produção devem informar:

  • Data de término.
  • Tempo (em minutos) utilizado para o desenvolvimento – vide figura abaixo.

kanbanQuadroFeito

Durante o treinamento, solicite que a equipe pare a produção e analise o quadro, e permita que mesma extraia as seguintes informações: % de componentes a desenvolver – % de componentes em desenvolvimento – % de componentes prontos.

2 Implantação:

a) Após realizar o treinamento, confeccione um quadro Kanban para cada projeto de software no ambiente produtivo de sua empresa (vide figura abaixo).

kanbanQuadro

b) Com certeza os seus projetos são divididos em requisitos e cada membro de sua equipe é responsável pela implementação de um componente ligado a um determinado requisito. Cada componente deste irá gerar um post-it.

c) Fixe os post-it no quadro Kanban. Para produzir software você pode customizar o seu quadro com um número maior de fases, por exemplo: to do, project, implement, test, done.

d) Movimente os post-it de acordo com a execução das atividades.

e) Após o post-it percorrer todas as atividades, armazene as informações mapeadas em uma planilha. Lembrando que você terá uma planilha para cada projeto. Neste momento você inicia a confecção de uma base histórica de projetos. Esta base será de grande utilidade nas estimativas de tempo, custo e esforço de novos projetos.

kanbanBaseHistórica

Em tempo, você pode “kanbanizar” seus projetos utilizando estas ferramentas:

https://kanbanflow.com/

http://kanbanize.com/ctrl_home

https://trello.com/

J. A. Fabri – fabri@utfpr.edu.br

One Response to “Como aplicar o Kanban na Gestão de Projetos de Software”

  1. Surfer87 Says:

    As ferramentas deste tipo são coisas maravilhosas! E praticamente imprescindíveis. Por acaso nunca tive a oportunidade de trabalhar com aquelas mencionadas na parte final do post mas conheço bem o Kanban Tool. Custa muito pouco em comparação com suas vantagens. Ajuda muito as pessoas envolvidas num dado projeto, sendo ao mesmo tempo bastante fácil de usar. Tem uma interface simples e até minimalista mas por causa disso muito acessível. Vale a pena “kanbanizar” projetos!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: