Institucionalizando o conceito de base histórica de projetos em empresas de produção de software

Uma base histórica tem como objetivo colecionar informações sobre os aspectos produtivos dentro de um projeto. Em empresas focadas na produção de software a base pode conter, entre outras informações, o tempo e o esforço para a execução das atividades do processo e o custo na produção dos artefatos. Por exemplo, duas pessoas trabalharam 10 horas para confeccionar o manual do usuário de um software qualquer.

Existe uma grande dificuldade na institucionalização dessas bases nas empresas do setor produtivo de software. Nos últimos 3 anos visitei cerca de 15 empresas e pude comprovar esse fato.

Com o objetivo sanar essa dificuldade esse texto propõe um método simples e rápido para a concepção -INICIAL- desta base. É importante salientar que o método é aplicado, pelo autor deste blog, nas primeiras horas das consultorias sobre a institucionalização de processo de software.

O método:

1 – Solicite que empresa faça um levantamento dos projetos de software que foram concluídos e implantados em seus clientes.

2 – Implemente junto a lista o tempo (em anos, meses, dias ou horas – depende do escopo do projeto) e o envolvidos com cada projeto.

3 – Mapeie quanto tempo os envolvidos despenderam no projeto.

4 – Cada projeto da lista deve possuir uma breve descrição de seu escopo.

5 – Armazene essas informações em um base de dados – iniciamos a materialização da base.

Ao receber uma nova solicitação de um projeto, a empresa pode consultar a base, verificar se existe um projeto semelhante, geralmente essa resposta é positiva, pois as empresas de software costumam focar alguns modelos de negócios. De posse das informações instanciadas na base, a empresa pode realizar aquilo que chamo de “chute guiado”, melhorando assim a suas estimativas.

O próximo passo agora é analisar o processo das empresas, propor melhorias e refinar a base histórica.

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: