Fatores de ajustes dentro do contexto de pontos por caso de uso

Pessoal,

Após publicar um post sobre o mapeamento da complexidade de um software utilizando pontos por caso de uso, vários interlocutores do blog solicitaram-me informações sobre os fatores de ajustes.

O fator de ajuste irá incrementar ou decrementar os seus pontos por caso de uso dado os fatores técnicos do projeto (ftp) e os fatores ambientais (fa).

A maioria dos fatores técnicos de projeto mapeiam os requisitos não funcionais de um software, por exemplo: portabilidade.

Os fatores ambientais configuram questões relacionadas ao ambiente de desenvolvimento – capacidade da equipe no processo de desenvolvimento, no paradigma orientado a objetos e na tecnologia. Nesta planilha você encontra todos os fatores (ftp e fa).

Aplicando os fatores de ajustes aos pontos por caso de uso não ajustados

Para cada fator de ajuste você irá atribuir um valor entre 0 e 5, por exemplo: Segurança (ftp 11 da planilha)

  • 1 ou 2 – segurança agrega valor;
  • 3 ou 4 – segurança é necessário;
  • 5 – segurança é um fator crítico de sucesso.

O valor atribuído será multiplicado pelo peso, no caso de fator de segurança o peso é 1. Após multiplicar os pesos de todos os fatores aos valores atribuídos, a planilha efetua a soma dos valores encontrados.

Nos fatores técnicos de projeto esta soma é multiplicada por 0,01. A este valor é acrescido 0,6. Este calculo irá incrementar em até 30%, ou decrementar em até 40%, o total dos pontos de caso de uso não ajustados.

Nos fatores ambientais a soma da multiplicação dos pesos pelo valor atribuído será multiplicado por -0,03, neste caso quanto menor for o valor atribuído a um determinado fator, maior será o incremento aos pontos por caso de uso não ajustados – importante: excluir os fatores ambientais 7 e 8, pois estes possuem pesos negativos. A variação dos fatores ambientais, em relação aos pontos por caso de uso ajustados aos fatores técnicos é de +77,5% a -57,5%.

Finalizando o calculo:

PCUA = PCUNA * ftp * fa

onde PCUNA caracteriza os pontos por caso de uso não ajustados e PCUA caracteriza os pontos por caso de uso ajustados (veja a planilha).

Para facilitar a compreensão do conceito assista o vídeo abaixo.

J. A. Fabri – fabri@utfpr.edu.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: