Modelagem: do Problema ou do Negócio?

Dentro de um projeto de desenvolvimento de software, a MODELAGEM DO NEGÓCIO se caracteriza como uma das atividades mais importantes. E por meio dela que as regras e os processos essências de um ambiente sistêmico são caracterizados.  Uma boa modelagem pode proporcionar a otimização do ambiente sistêmico, melhorando o fluxo e a velocidade das informações.  Algumas vezes, com a modelagem, é possível resolver o problema sem a implementação do software.  Neste post vou apresentar um case que valida esta afirmação.

Problema

Uma prefeitura de uma cidade de 60 mil habitantes deseja melhorar o processo de matriculas de alunos em suas creches. A secretaria da educação detectou a seguinte falha:  existem alunos matriculados em duas creches durante o mesmo período letivo. Em determinados dias da semana o pai deixa o aluno na creche A e em outros dias na creche B. Este procedimento diminui o número de vagas. Importante salientar o processo de matricula nas creches não é centralizado.

A modelagem do problema, mapeada na figura abaixo, mostra que o processo de matricula não é centralizado. Não existe uma comunicação entre as creches.

modelagem do problema

Solução proposta pela maioria dos analistas

Desenvolvimento de um software que possibilite a integração de todo o processo de matricula nas creches. As informações sobre o processo estão disponíveis em um servidor de dados e as creches acessam este servidor (via rede) e efetuam o matricula.

O projeto implica em:

  • adquirir o servidor e as estações de trabalho a serem utilizadas pelas creches;
  • proporcionar (via rede) a conexão de todas essas máquinas;
  • estabelecer um protocolo de segurança das informações;
  • implementar as regras contidas no protocolo.

Solução gerada com MODELAGEM DO NEGÓCIO

A MODELAGEM DO NEGÓCIO (vide figura abaixo) provê uma alternativa para resolver o problema.

modelagem do negocio

Centralizar o processo de matricula na secretaria municipal de educação. Diariamente as creches informam, via telefone, se existem vagas (pois o cancelamento da matricula pode ser feito diretamente na creche). A secretaria possui uma planilha eletrônica com as informações de todos os alunos matriculados. Os pais ou responsáveis efetuam a matricula na secretaria. A secretaria consulta a planilha. Se as informações do aluno estiverem cadastradas na planilha, a matricula é recusada.

Este projeto não implica:

  • no desenvolvimento do software;
  • na aquisição do servidor e das estações de trabalho;
  • na conexão das máquinas;
  • no estabelecimento e implementação de um protocolo de comunicação.

Discussão

A MODELAGEM DO NEGÓCIO vai além da modelagem do problema. A modelagem do problema apresenta um retrato da situação atual do processo. A MODELAGEM DO NEGÓCIO deve proporcionar uma alternativa altamente eficaz para cliente, ela deve retratar a melhor forma de execução das regras que compõem o negócio.

Deixe de modelar problema e passe a MODELAR NEGÓCIO!

José Augusto Fabri – UTFPR

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: