Carreira proteana e profissionais de TI

Um dos grandes problemas das empresas de Tecnologia da Informação é minimizar a rotatividade de pessoal.

Os clientes internos em uma empresa de Tecnologia de Informação possuem uma carreira com característica proteana. Proteana tem origem na palavra grega Proteus, deus do mar, que muda suas características conforme a sua vontade. Um colaborador que se insere em uma carreira proteana não enxerga grandes dificuldades em mudar de emprego, empresas ou setor. Nesta carreira o colaborador está sempre em busca de algo novo.

Quais as características de um cliente interno imerso em uma carreira proteana?

Autoconhecimento: O cliente interno (ou colaborador) tem a noção exata de seu conhecimento técnico (saber-se). A capacidade de promover uma autoavaliação sistemática e constante é inata a este tipo pessoa.

Conhecimento de mercado: o mercado dentro e fora do contexto empresarial na qual o cliente interno está imerso é analisado. Opções, tendências, limitações e alternativas de desenvolvimento profissional fazem parte do metiê do colaborador.

Objetivo da carreira: Ao se aprofundar no conhecer a si mesmo e no conhecimento de mercado, o colaborador tem a capacidade de estabelecer referenciais individuais focados nos seus objetivos de vida e, principalmente, na sua carreira. Dentro deste contexto o colaborador busca responder constantemente a seguinte questão: Como posso estar mais feliz daqui a 4 anos?

Estratégia de carreira: De posse dos objetivos, o colaborador utiliza-se da seguinte pergunta: Qual é a estratégia que irei traçar para alcança-los? Por exemplo: o colaborador tem como estratégia a diversificação de seu portfólio de conhecimento, para isto ele irá em busca de uma nova tecnologia. Aqui ele decide deixar o seu ambiente de trabalho e procura um NOVO.

Para minimizar a rotatividade de pessoal as empresas de TI devem captar constantemente os objetivos da carreira de seus clientes internos e gerir suas expectativas. Esse é um assunto para o próximo post.

J. A. Fabri – fabri@utfpr.edu.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: