CMMI – número de certificações – 2013

CMMI (Capability Maturity Model – Integration ou Modelo de Maturidade em Capacitação – Integração) caracteriza-se como um modelo de referência permeado por práticas (Genéricas ou Específicas) que se relacionam diretamente com a maturidade das das áreas do conhecimento da Systems Engineering (SE – Engenharia de Sistemas), Software Engineering (SW – Engenharia de Software), Integrated Product and Process Development (IPPD – Desenvolvimento Integrado de Processo e Produto) e Supplier Sourcing (SS).

O modelo foi desenvolvido pelo SEI (Software Engineering Institute) da Universidade Carnegie Mellon. Atualmente, o CMMI se caracteriza como uma uma evolução do CMM.

O CMMI é dividido em 5 níveis de maturidade, as empresa classificadas no nível 1 possuem um process ad-hoc, já as emrpesas classificados no nível 5 possuem um processo institucionalizado e otimizado. Geralmente empresas com um processo bem definido, produzem mais e com maior qualidade.

O SEI divulga sistematicamente o número de empresas avaliadas e o número de empresas certificadas. O Figura abaixo apresenta as empresas que possuem um número maior de certificações no nível 5 – classificação efetuada em setembro de 2013.

cmmi sep 2013

O relatório completo sobre as avaliações efetuadas pelos SEI podem ser obtidas neste link.

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

One Response to “CMMI – número de certificações – 2013”

  1. link quebrado. esse layout é muito ruim, péssimo para leitura.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: