A otimização da produtividade em uma empresa de software

Muitos alunos, programadores, engenheiros e empresários me questionam: Como otimizar a produtividade dentro de uma empresa de software?

Minha resposta é direta, o aumento da produtividade está alinhado com o aumento do reuso dos artefato do processo software. Ou seja, mais componentes reutilizáveis dentro do ambiente de produção proporciona menos manutenção de seus produtos e uma melhoria significativa no tempo de produção. Dentro deste contexto você terá maior eficiência, aumentando o valor agregado de seu produto e fortalecendo o seu portfólio. Sua empresa deve se manter no quadrante verde da figura abaixo.

A ausência de um processo e ineficiência na gestão de projetos levam as empresas não praticar plenamente o reuso de software (em todos os níveis: código, artefatos … ). Este fato leva as empresas a trabalharem grande parte do tempo na manutenção corretiva e customizações  das funcionalidades. Ineficiência produtiva, menor valor agregado dos produtos e o enfraquecimento dos portfólios configuram as empresas dentro deste contexto (quadrante vermelho da figura).

reuso-produtividade

Existem empresas de software que desenvolvem para vários domínios do conhecimento, essas, por sua vez, estão impossibilitadas de praticar um alto grau de reuso, e mantém a sua produtividade com um número maior de colaboradores.

Por fim, as empresas que possuem uma base de componentes estável com uma baixa produtividade têm problemas com a prospecção de clientes e fechamento de contratos (quadrante amarelo).

Em qual quadrante se localiza sua empresa?

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: