A relação entre a motivação e a expectativa

Na sua vida, você deve estabelecer uma relação ótima entre a motivação e expectativa.

Na minha singular visão, a motivação é caracterizada como uma força interior com intensidade oscilante. Acredito ainda que não é possível motivar alguém a realizar uma determinada tarefa. Existe sim a possibilidade de criar um ambiente motivador para a execução de um projeto específico. É neste ambiente que as pessoas encontrarão por si só os motivos para executar ações necessárias ao sucesso de um projeto (de trabalho, pessoal …).

A expectativa caracteriza-se como uma condição de quem espera pela ocorrência de algo (bom ou ruim). Esta espera é baseada em comportamentos e probabilidade.

Em seu dia-a-dia você deve possuir expectativas positivas, fato este que irá motivá-lo para que elas ocorram.  Uma expectativa positiva é o fator crítico de sucesso na construção do ambiente motivador.

O quadro abaixo relaciona de uma forma simples a motivação e a expectativa.

motivacao e expectativa

Mantenha-se no quadrante verde. Evite o quadrante vermelho. Se você trabalha muito e não obtém retorno, reveja suas expectativas – quadrante azul. Se você possui boas expectativas e não está motivado, geralmente, você se encontra no estado de comodismo – quadrante laranja.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: