Kanban no desenvolvimento distribuído de software

kanban ddsKanban é uma palavra de origem japonesa que significa placa ou registro. O Kanban permite agilizar a produção de componentes de software. Originário na indústria automobilística, os Kanbans físicos (cartões – ou post-it) se movimentam ou transitam entre as atividades de um processo de produção, permitindo uma gestão eficaz de um projeto – Esta forma gestão foi conhecida como Sistema Toyota de Produção.

No mês de abril realizei um experimento utilizando o Kanban no desenvolvimento distribuído de software.  O relato do experimento é dividido em 3 partes

1 – Caracterização do problema.

Uma empresa de software recebeu a incumbência de gerir um projeto de software cujo desenvolvimento teria características distribuídas.

Essa empresa fracionou o projeto e subcontratou três sites (outras empresas) para o desenvolvimento.

Cada site recebeu uma fração do projeto a ser desenvolvimento. Esta fração foi dividida em funcionalidades. Importante: O projeto já estava especificado e os sites eram responsáveis somente pela implementação e pelo teste do software.

2 – Princípios da gestão de projeto utilizados.

Ao receber o projeto, a empresa, responsável pela gestão global, consultou a sua base histórica de projetos e delineou as estimativas de custo, prazo e esforço. Estas informações foram consolidadas na Estrutura Analítica do Projeto (EAP) e no Cronograma.

Os pacotes de trabalho da EAP foram distribuídos para os 3 sites.  Os sites de posse destes pacotes consultaram a sua base histórica de projetos e estimaram o custo, o esforço e o tempo. Estas estimativas foram confrontadas com aquelas geradas com as da responsável pela gestão global do projeto. Este tipo de confronto, denomino como equalização do projeto. Realizado o confronto os sites popularam a coluna to do do quadro Kanban.

3 – A execução e o controle do projeto.

Durante a execução do projeto os sites percorreram as atividades de implementação e teste de software. Estas duas atividades caracterizam duas colunas do quadro kanban. É importante salientar que o quadro Kanban estava centralizado na ferramenta kanbanize (kanbanize.com).

É importante salientar que a ferramenta proporciona que todos os sites enxerguem um único quadro Kanban do projeto. Dentro desta ótica, ao movimentar os pacotes de trabalho de to do para implementaçãoe de implementação para teste todos tinham conhecimento sobre o andamento do projeto.

Quando os pacotes atingiram a coluna done do quadro Kanban, as informações sobre tempo, custo e esforço de produção foram caracterizadas pela própria ferramenta. Essas informações foram estruturadas e inseridas na base histórica da empresa responsável pela gestão global do projeto.

A Figura apresentada no início do post tenta resumir o relato do experimento realizado.

Por fim, é importante salientar este relato atenta somente as questões ligadas a planejamento, execução e controle do desenvolvimento distribuído de um projeto de software. Problemas sobre o fracionamento e integração do projeto foram mapeados porém não relatados.

Fabri – fabri@utfpr.edu.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: