A importância do estágio na vida profissional

A palavra estágio tem origem Latim medieval stagium. Stagium significa período preparatório, etapa do ciclo vital de plantas ou animais. Dada a origem latina da palavra, a língua francesa cunhou a palavra stage (cujo o registro é de 1630), essa palavra tinha como objetivo designar as etapas que um cônego deve concluir durante um certo tempo antes de desfrutar das honras e da sua renda prebenda. No início do século XIX, o francês incorporou em seu dicionário a palavra stagiaire designando o profissional ou estudante, que durante um período pré-determinado, executa um conjunto de tarefas, com o objetivo de internalizar novas habilidades. Por fim, no início do século XX a palavra foi incorporada na língua portuguesa com a grafia de estagiário.

Dentro da esfera universitária, o estágio caracteriza-se como um processo educativo e supervisionado. É de extrema importância que ele seja desenvolvido no ambiente de trabalho, visando à consolidação dos conceitos apresentados ao estudante durante o curso de graduação.

O estágio se configura como uma ferramenta facilitadora para o ingresso de profissionais recém-formado no mercado de trabalho. Dentro deste contexto é importante salientar que o estagiário estará preparado para assumir o seu papel como um profissional com as competências pertinentes a sua atividade. O estágio é um meio eficiente de acompanhamento de avanços conceituais.

De posse da etimologia da palavra estagiário e dada sua definição, é possível perceber a importância, deste processo educativo, na preparação profissional de um estudante universitário.

O que é um bom estágio?

O estágio ideal deve ser realizado em entidade que cumpre o papel de supervisão do estudante. Promover oportunidades de crescimento profissional também é algo de suma importância dentro deste contexto.

A realização de um bom estágio está intimamente ligada à preparação do estudante. Oportunizar ou reforçar os conhecimento dentro da área escolhida, conhecer a realidade mercadológica, cultivar um bom relacionamento interpessoal e trabalhar em equipe são características de extrema relevância para se obter sucesso no estágio.

Procedimentos para a dos melhores estagiários.

Atualmente, 1 em cada 3 empresas (no mundo) encontram dificuldade no preenchimento de seus cargos. O Brasil é o segundo país no qual este tipo de problema é mais acentuado, perdemos apenas do Japão. Um dos problemas que agrava esta situação e o baixo índice de formação universitária, somente 7% da população brasileira, entre 25 e 34 anos, possui ensino superior (Fonte INEP 2014).

Dentro deste contexto as empresas buscam estudantes em plena condição de estagiar, a vontade de aprender e cursos de qualidade reconhecida são critérios determinantes no processo de seleção. Comunicação, capacidade de adequação a diversas situações também devem ser observadas pelas empresas.

Empresa e Estagiário

Na relação entre empresa e estagiário, é importante que a primeira cumpra com a legislação em vigor e conceba atividades de estágio coerente com o curso do estagiário. Possibilitar a participação do aluno em projetos, analisar a possibilidade de implantar as iniciativas do estudante e buscar a viabilização de sua contratação após a finalização do estágio contribuem para o bom relacionamento entre ambos.

Por fim, é importante salientar que o estagiário deve cumprir o acordado no termo de compromisso, estudar e aproveitar as oportunidades delineadas pela empresa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: