O que é uma graduação? O que é uma especialização? O Que é um mestrado? O que é um Doutorado?

graduacao-mestrad-doutoradoVários alunos me perguntam sobre a diferença entre graduação, especialização, mestrado e doutorado.

Vamos imaginar que a humanidade possui milhões de “partículas do conhecimento”, quando iniciamos nosso estudo no ensino fundamental e médio, caminhamos lentamente na direção de todas estas “partículas”. Este caminho é lento e tem a duração média de 12 anos.

Ao terminar o ensino médio, procuramos um curso de graduação. Neste momento, nós iremos nos aprofundarmos em um conjunto menor de “partículas” – as “partículas” da matemática. O tempo de caminhada é mais rápido, quando comparado ao efetuado na graduação.

Ao terminar a graduação, iremos nos especializar em uma área, por exemplo: Desenvolvimento de software para WEB. Um curso de especialização dura em média 360 horas e nos proporcionar aprofundarmos ainda mais em um conjunto mais restrito de “partículas” de conhecimento.

A mesma analogia apresentadas nos parágrafos anteriores também é válida para o curso de mestrado.

Por fim, no doutorado você se torna extremamente especializado em uma das “partículas do conhecimento” da humanidade e cria uma nova. Esta por sua vez, geralmente, é uma variação daquela que você se especializou (vide figura no início do post).

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

One Response to “O que é uma graduação? O que é uma especialização? O Que é um mestrado? O que é um Doutorado?”

  1. André Trindade Says:

    Meu caro, vou me permitir complementar e, com isso, discordar um pouquinho, no que diz respeito ao mestrado. A analogia não é exatamente a mesma da especialização, a começar pelo nível de profundidade que difere (ao menos, deve diferir) o lato-sensu do stricto-sensu. No mestrado a profundidade do foco de pesquisa é bem maior que numa especialização. Claro que o mestre também é um especialista, mas com um grau bem maior de acuidade visual sobre seu estudo, permitindo-se, além do conhecimento especializado, no mínimo uma visão crítica sobre o estado da arte do tema sob foco. O doutoramento, como você bem o disse, vai ainda mais fundo no ponto sob pesquisa, alcançando estados de proposição de novos conhecimentos ou partícula(s), na analogia utilizada. Parabéns pela inciativa. Um abraço.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: