Instanciadas as Práticas XP aliadas ao Scrum em um projeto

figuraPessoal, no último post o Scrum incorporou algumas práticas do XP. Neste texto iremos instanciar o modelo genérico (vide figura ao lado) em um projeto de software. O projeto tem como meta desenvolver um software para controle de uma clínica médica.

Para apresentar o modelo instanciado vou assumir que a minha Product Backlog está configura e conta com os seguintes itens:

Agendar consultas; Cadastrar Cidades; Cadastrar Convênios; Cadastrar Exames; Cadastrar Laboratórios; Cadastrar Médicos; Cadastra Pacientes; Consultar Pacientes; Emitir Relatório de Pacientes por Clientes; Emitir Relatório Gerado na Consulta; Habilitar Convênios Médicos; Habilitar Exames; Realizar Pré-Consultas.

Iremos utilizar os Cartões de Estórias (vide quadro 1) para formatar um dos itens da Product Backlog. Importante, em nosso projeto teremos um total 13 cartões como este. Nota: É possível utilizar as Metáforas para definir o conteúdo das Estórias (não iremos retratar como construir uma Metáfora neste texto).

————————————————————————–

Item da Product Backlog: Emitir Relatório Gerado na Consulta

A emissão do relatório gerado na consulta tem como objetivo apresentar ao paciente os exames que ele necessita realizar, quais são os laboratórios habilitados a realizar esses exames, os medicamentos que ele deve consumir, informações sobre o exame clínico: peso, altura, pressão, circunferência abdominal. O relatório é emitido logo após a consulta. Os dados que constituem o relatório são gerados pelo médico durante a execução da consulta.

————————————————————————–

Quadro 1 – Cartão de Estória

De posse dos cartões é necessário definir quantos (e quais) irão compor a Sprint. Neste momento a prática Jogo do Planejamento é instanciada (quadro 2).

————————————————————————–

Jogo do planejamento

Minha equipe é capaz de produzir 4 Estórias a cada Sprint (duração de minha Sprint é de 2 semanas).

O Product Owner priorizou 5 Estórias: Emitir Relatório de Pacientes por Clientes; Emitir Relatório Gerado na Consulta; Habilitar Convênios Médicos; Habilitar Exames; Realizar Pré-Consultas.

Durante a negociação o Scrum Master argumentou que não era possível emitir qualquer tipo de relatório sem antes armazenar as informações de médicos  e pacientes. O mesmo ocorre com as consultas, pré-consultas e habilitação de exames.

Scrum Master e Product Onwer chegam a um acordo, a Sprint terá 4 Estórias: Cadastrar Cidades; Cadastrar Convênios; Cadastrar Exames; Cadastrar Laboratórios.

————————————————————————–

Quadro 2 – Jogo do Planejamento

Realizado o Jogo do Planejamento teremos a nossa Daily Scrum Meeting (vide a ilustração desta reunião no quadrinhos abaixo). Perceba que a Daily Scrum Meeting é formatada seguindo as prerrogativas do Stand-up Meeting (reunião em pé).

daily scrum meeting

Percebam (nos quadrinhos) que a respostas dos pares são as mesmas. E nenhum integrante do Scrum Team aponta dificuldades.

Após a realização da Daily Scrum Meeting os pares (Pair Programming) iniciam a construção das funcionalidades (Pair Programming) espelhadas nos Cartões Estórias, utilizando esse Padrão de Código. Um dos Pares observou que algumas funcionalidades desenvolvidas em outro produto não respeitavam a Padronização de Código e partiram para um processo de Refabricação da referida funcionalidade. Esta percepção ocorreu porque o Par utilizou a prática de reuso para construir o Cadastro de Cidades.

Outra prática importante delineada pelo par é o Design Simples (esta não será ilustrada neste texto).

Ao término da Sprint um incremento do produto foi entregue ao Product Owner.

Todo o ciclo de produção proposto do Scrum foi percorrido.

Fabri – fabri@utfpr.edu.br

One Response to “Instanciadas as Práticas XP aliadas ao Scrum em um projeto”

  1. Bom dia Fabri, Parabéns pela página. Precisa falar com você, pode ser no rmail divulgado aqui?

    Abraço, Kleber (Bauru).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: