Como aplicar pontos por função na manutenção de um software?

Uma excelente pergunta. Acabei de recebê-la, via e-mail, do Jone Nunes.

Para respondê-la vou apresentar o problema reportado no e-mail.

“Vamos supor que eu tenho uma funcionalidade X que realiza uma entrada de dados qualquer. Necessito adicionar um campo a referida funcionalidade.  A informação quando digitada deve ser validada. Para validar a informação é necessário acessar 3 tabelas diferentes”.

Perceba que o problema é algo inerente à atividade de manutenção de software. Para calcular a complexidade desta manutenção utilizando pontos por função você deve seguir os seguintes passos:

1 – Mapeie a quantidade de tipo de elemento de dados que você irá manipular na manutenção. Perceba que trabalharemos diretamente com a inserção de um campo na entrada de dados e uma chave de acesso (utilizada nos procedimento de validação). Essa chave de acesso será comparada com o chave primária de outras 3 tabelas.  Neste caso temos: 1 campo + 1 chave de acesso + 3 chaves primárias = 5 tipos de elementos de dados.

2 – Calcule a quantidade de tipos de arquivos referenciados que você irá manipular na manutenção. Tendo em vista que a funcionalidade X é caracterizada como uma entrada de dados, suponho que esta entrada é armazenada em arquivo (ou tabela). Para validar a informações digitada é necessário acessar mais 3 tabelas. Neste caso a quantidade de tipos de arquivos referenciados é 4.

Resumindo, temos:

5 tipos de elementos de dados.

4 tipos de arquivos referenciados.

Ao utilizar a teoria básica para calculo de pontos por função obtenho a complexidade de 6 pontos para efetuar a manutenção (complexidade alta).

Concluindo:

A aplicabilidade da métrica pontos por função adere perfeitamente à atividade manutenção. Nesta atividade você deve mapear com um alto grau de certeza o número de tipos de elementos de dados e de tipos de arquivos referenciados e posteriormente efetuar o calculo.

José Augusto Fabri fabri@utfpr.edu.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: