Utilizando o Mindstorms ev3 no ensino fundamental e médio

mindstorms

 

Pessoal, este texto destina aos diretores de escolas (públicas ou privadas) e professores que desejam utilizar o Mindstorms (robô apresentado na foto) no ensino fundamental e médio.

No texto, nós professores do Laboratório de Inovação (LabInov) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Cornélio Procópio  (UTFPR-CP), estamos trabalhando com alguns projetos que envolvem alunos de escolas públicas e privadas no ensino de conceitos abstratos como física, programação de computadores, lógica e matemática.

Os objetivos dos projetos estão diretamente ligados a ideia de potencializar o raciocínio abstrato dos alunos e implementar técnicas para melhorar o desenvolvimento cognitivo.

Iremos apresentar uma pequena parte de um dos projetos desenvolvidos pelo LabInov.

Projeto: Ensino de geometria plana utilizando a Linguagem Logo e Mindstorms ev3.

Público alvo do projeto: Alunos do ensino fundamental.

Durante a execução deste projeto os alunos tiveram contato direto com os conceitos de introdutório ligados a geometria plana. Foram trabalhados conceitos inerentes a: reta; semireta; segmento; ângulo e propriedades angulares das figuras geométricas.

Abaixo é possível encontrar dois vídeos que trabalham diretamente estes conceitos utilizando a linguagem logo.

Perceba que no primeiro, os alunos do ensino fundamental executam os procedimentos: reta; semireta e segmento. Importante este procedimentos foram implementados pelos próprios alunos

Já o segundo apresenta os alunos implementando procedimentos: quadrado, quadrado1, triângulo e pentágono. No procedimento quadrado os alunos não utilizam o comando repita, comando este que agiliza a construção dos procedimentos. O repita é utilizado para as demais figuras. Por fim é importante ressaltar que na construção do triângulo e do pentágono os alunos percebem que uma das propriedades da figura é dividir 360 (área da circunferência) pelo número de lados que a figura possui. O resultado desta divisão caracteriza o grau que o ângulo deve possuir na composição da figura.

Após apresentar os referidos conceitos utilizando a linguagem Logo, os alunos trabalham diretamente com o Mindstorms (vide vídeos abaixo).

No primeiro vídeo é possível perceber que os alunos inserem dentro de uma estrutura de repetição dois objetos, o primeiro objeto possibilita o robô traçar os lados do quadrado, o segundo proporciona ao mindstorms rotacionar 90º.

O segundo vídeo apresenta o Mindstorms ev3 trançando um quadrado.

Já o terceiro apresenta os alunos interagindo fortemente com Mindstorms.

Por fim, é importante salientar que estou a disposição de todas as escolas do Brasil para realizar apresentações aos alunos, esta apresentação é classificada como um dia diferente da matemática na escola. Basta agendarmos e equalizarmos a forma de deslocamento, que um dos pesquisadores do LabInov vai até a escola.

Marília Gabriela de Souza Fabri

Contato: fabri@utfpr.edu.br

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: