plugin astah – calculando pontos por função – saídas

logo-friendsPessoal, espero que todos estejam acompanhando a série de post sobre o plugin astah. No primeiro você pode obter informações gerais do plugin. No segundo você aplica o plugin na contagem dos arquivos lógicos internos. No terceiro aplicamos o plugin na contagem das entradas de dados. Neste iremos trabalhar a contagem das saídas de dados.

Se você ainda não conhece a teoria sobre pontos por função, acesse este tutorial.

Para realizar o calculo da saída siga as instruções.

1 – abra o astah Professional.

2 – abra o arquivo no qual você gerou a contagem dos arquivos lógicos internos e a contagem das entradas (segundo post).

3 – crie o caso de uso to report cities by people (vide figura abaixo). Relacione o caso de uso com o ator User (vide Figura abaixo).

pluginSaida

4 – Você necessita avisar o astah que estes casos de uso se caracterizam como entradas. Para isto vamos “estereotipá-los” com <<output>>. Clique no caso de uso to report cities by people e depois clique na aba estereótipos (1), clique no botão Add (2) e digite <<output>>  para o estereótipo (3) (veja os círculos em preto na figura abaixo).

pluginSaidaOutput

5 – Agora você deve informar quantos arquivos e quantos campos esta entrada irá manipular. Para emitir um relatório que pessoas por cidades você irá manipular duas tabelas (lembre-se do Diagrama de Entidade e Relacionamento que você criou). Para realizar este passo clique no to report cities by people (1), na aba TaggedValue (2), no botão Add (3) e digite Files para o campo Name (4) e 2 para campo Value (5). Clique novamente no botão Add e digite Fields para o campo Name e 5 para o campo Value. Esta entrada de dados irá manipular 2 arquivos e 5 campos (3 campos da tabela people e 2 campos da tabela cities) – vide Figura abaixo:

pluginSaidaOutputTarTed

6 – Execute o plugin astah para contagem de pontos por função, menu Tools, item Metrics, opção Function Point.

A contagem resultará em 25 pontos por função. 14 para a contagem dos arquivos lógico interno, 7 para a contagem as entradas externas e 4 para as saídas.

Até a próxima.

J. A. Fabri – UTFPR. fabri@utfpr.edu.br

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: