Projeto, processo e Adaptabilidade do Framework Scrum

Olá pessoal, recebi a pergunta abaixo de um aluno do curso de pós-graduação em Engenharia de Software, nosso MBA da UTFPR-CP.

Como iniciar um projeto SCRUM? Ou seja, o que seria o “Termo de Abertura do Projeto” em um projeto SCRUM?

Para responder a questão vamos primeiramente definir SCRUM

O Scrum se caracteriza como um framework ágil que possibilita a customização de um processo e que visa a entrega de produtos de forma iterativa e incremental. É baseado em três pilares principais: transparência, inspeção e adaptação.

O Scrum é composto por diversos papéis, incluindo o Product Owner, Scrum Master e a equipe de desenvolvimento, que trabalham juntos para criar um plano detalhado para cada iteração do projeto. Essas iterações são conhecidas como Sprints, que geralmente duram de 2 a 4 semanas.

O Scrum é altamente adaptável e pode ser aplicado a projetos de diferentes tamanhos e complexidades. É amplamente utilizado na indústria de desenvolvimento de software, mas também pode ser aplicado a outras áreas de negócios que envolvem a entrega de produtos ou serviços complexos.

Perceba que o Scrum não é caracterizado como um projeto, Scrum é um Framework adaptável e aplicável a qualquer projeto.

Vamos as questões

Como iniciar o desenvolvimento de um projeto dentro de uma empresa que utiliza Scrum? O que seria o “Termo de Abertura do Projeto” em um projeto SCRUM?

Tendo como base que a empresa possui um processo institucionalizado a partir do Framework Scrum, você pode realizar uma primeira reunião aplicando a técnica de brainstorming e compilar todas as ideias do projeto em mapa mental (aqui temos o mapeamento de escopo). Posteriormente você também pode delimitar usuários chaves e realizar diversos refinamentos sobre as características do projeto. Neste contexto estamos falando sobre os aspectos ligados a levantamento de requisitos, delineados por várias áreas da engenharia, inclusive a de software. Você pode trabalhar com um termo de abertura de projetos como ponto de partida de um projeto, não existe impedimento para isso.

Eu apresentei uma das formas de delimitar as fronteiras de um projeto (com Mapas Mentais ou com o Termo de Abertura do Projeto). Não iremos, em hipótese alguma, abandonar as práticas da engenharia de software ligadas ao levantamento de requisitos.

Scrum é um framework. Diante deste fato destacar um dos pilares do Scrum, a adaptação. Analise as características do projeto e implemente o work no seu frame. Reflita sobre a amplitude destas palavras. 

O Scrum por si só não é a tábua da salvação, ele necessita de customizações.

Por José Augusto Fabri

Leave a comment