O que é Prova de Conceito?

A Prova de Conceito (Proof of Concept – PoC) se caracteriza como um teste  que tem como objetivo mapear a viabilidade de uma solução (produto, processo, ferramenta) que uma determinada organização pretende implementar.

A PoC é realizada em um ambiente controlado e em baixa escala (com conjunto pequeno de amostras). A ideia é verificar a viabilidade do investimento na produção em escala de uma solução.

A PoC pode ser considerada como uma abordagem estratégica que provê à empresa subsídios para perceber se é comercialmente viável transformar uma ideia em realidade. Este tipo de prova é amplamente utilizado nas áreas de: TI, Engenharia, Medicina, Marketing, Negócios e Inovação.

É importante ressaltar que após passar pela PoC, várias soluções são descartadas ou modificadas, evitando assim o risco de se ter uma ideia, partir para o seu desenvolvimento imediato, produzir em grande escala e o produto gerado não emplacar.

Etapas para realização da PoC

  1. Defina os requisitos do Produto
  2. Especifique os requisitos.
  3. Construa um protótipo.
  4. Especifique o que será testado na PoC.
  5. Defina um cronograma com a equipe.
  6. Mapeie os riscos, recursos financeiros e envolvidos no processo de teste.
  7. Colecione os resultados.
  8. Faça uma análise se vale a pena investir no projeto.

Enfim, uma ideia pode ter tudo para dar certo, mas enquanto ela não for testada, é apenas uma ideia. Por isso, implementar a PoC é de fundamental importância no desenvolvimento de novos produtos.

por José Augusto Fabri

fabri@utfpr.edu.br

Leave a comment