Você já ouviu falar de SCAMPER?

SCAMPER é o acrônimo de Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Propor, Eliminar e Reorganizar.

A metodologia foi desenvolvida na década de 1970 por Bob Eberle inspirado nas ideias de Alex Osborn, um publicitário e autor que cunhou o termo “brainstorming

Bob percebeu a importância de estimular a criatividade e a imaginação, principalmente em contextos educacionais. O SCAMPER pode ser caracterizado como um processo prático para ajudar as pessoas a trabalhar com problemas e desafios de forma inovadora. O processo que permite que as empresas criem, aprimorem ou desenvolvam produtos e serviços.

As tarefas do processo SCAMPER

Substituir: Essa é uma tarefa que se constitui em analisar o processo de desenvolvimento do produto ou serviço. Direcionamento para a tarefa Substituir: Durante o desenvolvimento do produto ou na prestação do serviço existe algo que possa a ser substituído com intuito de proporcionar uma melhoria contínua.

Combinar: Na segunda tarefa você deve levantar a possibilidade de ocorrer uma combinação entre artefatos, competências, ferramentas, etc. com o objetivo de buscar novas possibilidades ligadas ao desenvolvimento de produtos ou serviços. Toda a sua equipe é incentivada a pensar em junções fora dos padrões com o intuito de buscar a inovação.

Adaptar: Essa é uma tarefa que direciona você a pensar em outros contextos para seu produto ou serviço. O próprio SCAMPER é um exemplo, ele surgiu dentro do contexto educacional e o mesmo foi adaptado para a área de inovação em diversas empresas de vários setores de mercado.

Modificar: Questão direcionadora desta tarefa: Quais aspectos do seu produto ou serviço pode ser reduzido,  intensificado ou alterado? Exemplos: Cor, aroma, formato e até mesmo o significado dentro do segmento de mercado. As Sandálias Havaianas é um caso clássico de um reposicionamento de mercado.

Propor: A 5° tarefa consiste em questionar se todo o potencial do produto (ou serviço) está sendo explorado. Existe outro público-alvo que pode fazer uso do seu produto ou serviço? Pense fora da caixa. 

Eliminar: O objetivo desta fase é encontrar aspectos que estão majorados no desenvolvimento no processo para desenvolvimento do serviço ou do produto. O que pode ser simplificado?  Se o meu produto (ou serviço) deixasse de existir, faria falta para a empresa?

Se a resposta for positiva, para de fabricá-lo, reorganize seus colaboradores para outros segmentos.

Reorganizar: Na tarefa do SCAMPER, as soluções para os problemas identificados já foram materializadas, neste caso é necessário repensar a cadeia de produção e levantar hipóteses das consequências dessa reordenação.

Por questões ligadas a minha função de professor, vou exemplificar a aplicação do SCAMPER no contexto educacional.

Na área de educação o SCAMPER pode ser utilizado na:

  1. Substituição de  métodos tradicionais de avaliação por abordagens mais inovadoras. Exemplo: baseadas em projetos ou portfólios.
  2. Combinação de métodos no processo de ensino e aprendizado dentro de uma sala de aula. Exemplo: utilizar sala de aula invertida em alguns momentos e aprendizagem baseada em problemas em outros.
  3. Adaptação do currículo para atender às necessidades específicas de um grupo de estudantes. Melhorar materiais para torná-los mais acessíveis.
  4. Modificação da aula para incorporar métodos mais ativos e práticos. Exemplo: Ampliação de recursos tecnológicos para o enriquecimento das experiências de aprendizado.
  5. Proposição espaços físicos alternativos para promover ambientes de aprendizado dinâmicos. Exemplo: aplicação da disciplina em um contexto real.
  6. Eliminação das práticas pedagógicas desatualizadas que não contribuem efetivamente para o aprendizado. Exemplo: a aula não deve ser somente centrada no professor.
  7. Reorganização da abordagem de ensino, permitindo que os alunos liderem discussões e projetos. Exemplo: A programação da disciplina pode incluir períodos mais longos de foco em projetos e atividades práticas.

Os exemplos de 1 a 7 podem variar de acordo com as necessidades específicas dos professores e das instituições de ensino.

Por fim surge a pergunta: O Scamper é eficaz?

Certamente alguns gestores ficam inseguros de aplicar o SCAMPER nas organizações, afinal, não é um método tão conhecido assim.

A vantagem da utilização desse processo  é a sua duração. Ele é muito rápido, pois é um processo de geração de ideias, e não aplicação delas. Também é possível destacar que não é necessário a realização de altos investimentos para aplicação do processo. 

No cenário do mercado atual, tomar decisões assertivas e rápidas tornou-se fundamental para a sobrevivência de qualquer organização. O Scamper possibilita essa realidade.

Para saber mais sobre o SCAMPER:

SCAMPER: Creative Games and Activities for Imagination Development. Bob Eberle (1971).

Thinkertoys: A Handbook of Creative-Thinking Techniques. Michael Michalko (1991).

Cracking Creativity: The Secrets of Creative Genius. Michael Michalko (1998).

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