3Cs na Especificação de Requisitos de Software (ERS)

A Especificação de Requisitos tem como objetivo mapear os requisitos funcionais e não funcionais de um software. A especificação deve traduzir de maneira clara, concisa e consistente (os 3cs) o que o software deve processar (no caso dos requisitos funcionais) em um determinado ambiente (abertura para os requisitos não funcionais).

É possível especificar software utilizando:

O documento de especificação de requisitos deve atender a todos os stakeholders do projeto. Clientes, desenvolvedores, engenheiros, testadores, gerentes devem entender qual o processamento que será realizado por um determinado requisito funcional (imerso no ambiente sistêmico) e a sua complexidade.

A literatura apresenta algumas boas práticas que contribuem diretamente com os 3Cs. Vamos a elas:

  • O que especificar? Requisitos Funcionais,  interfaces externas, performance, restrições, atributos de segurança (por favor complete a lista nos comentários se esqueci de algo).
  • Características de uma especificação: Correta, não ambígua, completa, consistente, os requisitos devem ser ranqueados dada sua importância, os requisitos devem ser verificáveis e rastreáveis.
  • Aplicar ferramentas para agilizar a especificação dos requisitos: A agilidade deve estar presente na construção e na leitura do documento. Lembre-se!!! Temos que gerar documentos claros, concisos e consistentes.

É importante salientar que as boas práticas não garantem totalmente a qualidade da especificação dos requisitos – é somente por meio de um contato constante com o cliente (veja os posts: 1, 2, 3 que reportam a importância do contato com o cliente) e com o ambiente sistêmico é que a especificação dos requisitos irá possuir um grau de qualidade aceitável. Neste ponto é possível mapear um dos fatores crítico de sucesso para qualquer projeto – comunicação com o cliente e com o ambiente.

Tenha em mente que especificar requisitos é de extrema importância para definir o escopo de um projeto. Um projeto com o escopo bem definido pode minimizar a recorrência de problemas ligados a gestão, principalmente em produtos caracterizados como software.

Abraços

José Augusto Fabri – fabri@utfpr.edu.br

3 Responses to “3Cs na Especificação de Requisitos de Software (ERS)”

  1. […] Este blog tem como meta apresentar algumas discussões e opiniões relacionadas a engenharia de software. « 3Cs na Especificação de Requisitos de Software (ERS) […]

  2. […] engenharia de software existem várias técnicas de levantamento de requisitos. Algumas delas já foram destacadas neste blog, como é o caso do […]

  3. […] engenharia de software existem várias técnicas de levantamento de requisitos. Algumas delas já foram destacadas neste blog, como é o caso do brainstorm e do […]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: